Fotos: Arquivo Pessoal/
Nascido e criado em Santa Maria, Itelvino Stradiotto, 90 anos, sempre será lembrado pela família em virtude da personalidade calma que tinha. Por quase seis décadas, ele foi casado com Annita Moro Stradiotto, 89, com quem teve os filhos João Carlos, 57, Rozane Maria, 53, Margarete, 44, e Sergio, 41. Ele também era avô de Andressa, 25, por quem tinha um carinho imenso:
- O pai era muito carinhoso, estava sempre abraçando e beijando a gente, sempre feliz e de bem com a vida - recorda a filha Rozane.
No tempo livre, Stradiotto gostava de reunir os amigos e jogar baralho. O agricultor era caseiro, mas não dispensava um passeio para se divertir. Aos finais de semana, uma das coisas que mais gostava de fazer era ficar com a família em casa, toda reunida para confraternizar.
Por muitos anos, Stradiotto foi presidente da Igreja Capela São José e participou ativamente das ações da paroquia e das atividades da comunidade. Muito religioso, ele não perdia uma missa.
- Meu pai era uma pessoa extraordinária. Gostava muito da minha filha e me ajudava na educação dela. Quando íamos juntos ao mercado e ela passava pelas prateleiras pedindo um monte de coisas, ele me dizia para não dar tudo, pois, um dia, ela iria me pedir algo que eu não poderia dar. Ele sempre me ajudou a dar limites para ela - relembra Margarete.
Ainda de acordo com a filha, quando ela era pequena e a família morava no interior, poucas pessoas tinham carro, e, por isso, o pai estava sempre pronto para atender aos vizinhos e amigos que precisavam de transporte.
As filhas lembram que o pai nunca negou ajuda as pessoas e passou esse valor de solidariedade aos filhos. Ele também dizia aos quatro que eles tinham que trabalhar e lutar pelo que eles querem.
Stradiotto ficou 15 dias internado no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) e contou o tempo todo com a companhia da família. Ele morreu em 16 de novembro, em decorrência de um câncer de próstata, e foi sepultado no dia seguinte no Cemitério de Arroio Lobato, em Santa Maria.As filhas lembram que o pai nunca negou ajuda as pessoas e passou esse valor de solidariedade aos filhos. Ele também dizia aos quatro que eles tinham que trabalhar e lutar pelo que eles querem.
Morreu dono de restaurantes, em Santa Maria, Veloi Pereira
FALECIMENTOS EM SANTA MARIA E REGIÃO
Funerária Cauzzo
19/11
Vitalino Saldanha da Silva, aos 91 anos, foi sepultado no Cemitério da Boca do Monte, em Santa Maria
01/12
Odilia Caurio Ferreira, aos 89 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
03/12
Osvaldo Rodrigues da Costa, aos 92 anos, foi sepultado no Cemitério Santo Inácio, em São Martinho da Serra
04/12
Oscar Prieb, aos 80 anos, foi sepultado no Crematório Dom José, em Santa Rosa
05/12
Pedro Valdir Lorentz, aos 85 anos, foi sepultado no Cemitério da Campina, em São Martinho da Serra
Jose Antonio Bagolin, aos 67 anos, foi sepultado no Cemitério da Boca do Monte, em Santa Maria
08/12
Antoninha dos Santos Pache, aos 65 anos, foi sepultada no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
Rui Milton Rodrigues Antunes, aos 72 anos, foi sepultado no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria
As informações sobre falecimentos podem ser enviadas para natalia.zuliani@diariosm.com.br ou pelo telefone (55) 3220-1861